Quem somos nós.

Minha foto
Um jovem casal vivendo a experiência de viver em outro país.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Atualizando.....










Salut mes amis.

Je suis desolée!

Sumimos um pouco do blog principalmente para resolver algumas coisas e tirar um pouco a pilha do processo de imigração.

Nada do BIQ ainda.. mas estamos no prazo.. apesar da ansiedade de sempre.


Voilá! Farei um breve resumo dos últimos acontecimentos:

Dez/2014 – O mari foi à Montreal para reconhecimento, garantir um pontinho de séjour no processo e fazer um curso de francês.

Ele fez vários amigos por lá, brasileiros, japoneses, americanos, quebecois. Adorou o lugar, a escola, a experiência foi incrível. Porém sua mala foi extraviada na volta, encontrada faltando metade das coisas, e estamos ainda brigando com a American Airlines para que devolva o valor extraviado.
O ponto negativo é que na escola o pessoal falava muito inglês o que pra ele foi uma dificuldade, já que ele só fala francês. Mas ele se saiu très bien.
Ah! Ele também visitou uma clínica de hemodiálise em um dos hospitais lá. O pessoal foi bem receptivo e ele achou tudo bem parecido com as clinicas brasileiras... uma coisa ou outra diferente.

Jan/2015
 – Encerramos o curso de francês com a professora que estávamos fazendo e continuamos a estudar por conta própria, pois precisamos poupar dinheiro para o plano B de imigração.
- Retomamos o plano B – ir para estudar, e por enquanto é o mais certo que temos. Vou me inscrever em um College / Cégep / Certificat (ainda decidindo qual o curso) para iniciar na sessão de inverno -  Janeiro de 2016 e o mari vai para trabalhar.

Fev/2015
- O Mari fez novamente o TCF-Q, já que ele é o requerente principal e tinha acabado de chegar do Séjour. A nota não foi muito boa. Manteve o B1, mas evoluiu na Compreensão Oral (em julho/2014 ele tinha tirado A1 e agora tirou A2).

Mar/2015
- Fiz o TFI pois a maioria dos cursos em francês pedem esse certificado no processo de admissão. Depois soube pelos amigos bloqueiros, que o TCF (não o TCF-Q)  também serve. MAs OK, o resultado saiu em uma semana e não atingi ainda os pontos suficientes mas foi bom para conhecer a prova e tentar novamente mais tarde.

Abr/2015
- Vimos que precisamos de um mínimo de orientação para os estudos. Iniciamos uma aula 1 vez por semana  com a Glória. Fizemos a primeira aula na quinta-feira passada e ela já nos deu um ótimo direcionamento.

À venir...

Mai/2015
- Início da admissão no curso escolhido para inicio em Janeiro/2016.

Jul/2015
- Refazer o TCF-Q (mari e eu também) e tentar o B2 para atualizar o processo junto ao BIQ.

Set/2015
- Aplicar para o visto de estudante pra mim e trabalho aberto para o mari.

Dez/2015

- Embarcamos para Montreal.

Para não chover no molhado, sei que já existem váaaarios posts sobre intercâmbio, podem postar nos comentários o que quiserem saber de detalhes sobre a viagem que vamos respondendo ou colocaremos em um próximo post.

À bientôt!

Julie

14 comentários:

  1. Qual a escola que ele fez o curso lá em Montreal? Boa sorte nos novos planos. Abraços Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Obrigada! A escola foi a ILSC - International Language School Of Canada.

      Excluir
  2. Que bacana que vocês estão com um plano B mais concreto. Quebec como sempre demora muito e ainda corremos o risco de ter surpresas desagradáveis, com tenho visto com alguns. Lembro que vocês enviaram um pouco depois de mim, portanto logo logo acho que já vão receber alguma notícia do BIQ também. Boa sorte com os novos planos. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Diogo! Isso é verdade.. Demora demais e paramos nossa vida em torno desse processo. Espero recermos noticias logo tambem! Vocë já recebeu noticias?

      Excluir
    2. Já recebi sim. O panaca aqui enviou o CNIS resumido, daí recebi um email com a intention de rejeter uns dias atrás. Eles pediram que eu enviasse o extrato completo. Chega lá no México dia 20/04 e já aproveitei e mandei mais comprovantes de experiência profissional também. Uma moça (chamada Manoela) comentou no meu blog que aconteceu a mesma coisa com ela e que 21 dias depois ela recebeu a resposta deles dizendo que iria para entrevista. Espero receber o CSQ sem precisar de entrevista mas se tiver que ir está bom também. O importante é o processo andar.

      Excluir
    3. kkk panaca foi ótimo! kkkk
      Torcendo por você! Ai Jesus! Que venha logo essa resposta para nós.

      Excluir
    4. kkk panaca foi ótimo! kkkk
      Torcendo por você! Ai Jesus! Que venha logo essa resposta para nós.

      Excluir
  3. Oi!
    Assim como o Diogo, recebi notícias do BIQ no final de fevereiro, faltaram alguns documentos que chegaram semana passada no México.
    Espero que a resposta seja tão rápida como a da Manoela. :)
    Meu processo foi aberta em março de 2014 e espero receber o CSQ sem entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi M. Já recebeu notícias do BIQ? Torcendo por nós.;)

      Excluir
    3. Oi M. Já recebeu notícias do BIQ? Torcendo por nós.;)

      Excluir
    4. Oi!
      Recebi o CSQ em abril e em maio já mandamos a documentação para o federal! Agora só esperar o pedido de exames médicos...

      Excluir
  4. adorei o super resumo!rs
    Aqui estamos numa dúvida cruel, então temos alguns planos, mas que ainda não sabemos a ordem: 1- imigração por College 2-imigração porque quebec mesmo.
    Qual o curso você vai fazer? Vamos trocar figurinhas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... super resumo mesmo! Sobre o College, estou decidindo ainda mas estou entre o Curso de Français Langue Seconde na Université de Montreal , um curso na Lasalle de Logistique du Transport (ambos não dão direito ao PEQ, porém são mais curtos) ou ainda ir para estudar mais francês e tentar um College no Cégep Garneau em Logistique também que me interessou bastante. Vamos trocando figurinhas sim. Tenho pesquisado bastante, logo farei um post sobre as opções que pesquisei. E você, já se decidiu? Desculpe a demora no retorno...

      Excluir