Quem somos nós.

Minha foto
Um jovem casal vivendo a experiência de viver em outro país.

terça-feira, 3 de junho de 2014

E o tempo tá passando....



Ooo gente.. estamos 'rancando' os cabelos com a montagem desse dossier da etapa provincial.
Tenho muitas dúvidas dos documentos que precisamos enviar.. será que tem alguém que está neste processo agora também e gostaria de comentar para trocarmos informações? Teria alguém que já mandou o processo e já foi aprovado na etapa provincial numa situação parecida com a nossa?

Nem to dormindo a noite com tanta coisa.. eu pra variar sou muuito mais ansiosa que meu marido. Não prego o olho direito.. pressão!

Com esse limite de 6500 dossiers esse ano (o BIQ divulgou que até 16/05/2014 já recebeu em torno de 2173 processos)

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/regles-procedures.html.

Considerando a quantidade de dossiers já recebidos/abertos, estamos em cima da hora..

Caso alguém possa nos auxiliar com esse processo as principais duvidas são:

1. O BIQ nos pede a certidão de nascimento (requerente principal e cônjuge), porém no Brasil, nossas certidões de nascimento são retidas (e canceladas pelo cartório, conforme confirmei isso hoje ao entrar em contato com o cartório onde nos casamos) -  E agora como fica? Precisamos enviar? Como, se só temos a certidão de casamento ? Podemos enviar somente ela, já que é o único documento oficial de estado civil quando se é casado?

2. Referente aos documentos escolares, podemos enviar somente o diploma e histórico da faculdade ou todo o histórico escolar (fundamental e médio) é necessário?

3. O histórico da faculdade, precisa ter o conteúdo das disciplinas detalhado, ou somente o nome das disciplinas e a nota já são suficientes?

4. Quais as páginas da carteira de trabalho devem ser enviadas? Todas - inclusive aquelas em que constam anotações de sindicatos, tempo de experiência e etc?

Caso tenha algum blog que possua o passo a passo de como foi feito o processo, por favor, me envie o link para que eu dê uma olhada..

Merci!

Julie.


3 comentários:

  1. Acho que talvez você já até tenha tido a resposta pras perguntas mas vamos lá:
    1. Tem de enviar, veja a possibilidade de tirar uma segunda via.

    2. Eu não enviei nada no ensino médio! Só da Faculdade, não vi nada nas instruções falando que deveria mandar os dois. Então só mandei meu diploma da universidade para somar os pontos de formação (bacharelado). E meu dossiê foi aberto normalmente.

    3. O histórico que eu saiba é só o nome das disciplinas, carga horária e nota de cada disciplina. O meu foi enviado dessa forma.

    4. Eu só Mandei a primeira página e as paginas referente à contrato de trabalho com os empregadores, demais anotações nem enviei e nem traduzi.

    abraços e boa sorte !!!!


    ResponderExcluir
  2. Oi Rita, não tive resposta ainda não!

    Nossa, muito obrigada mesmo pelo seu comentário. Meu marido já foi no cartório hoje e conseguiu a certidão de nascimento dele atualizada. A minha, como é em outro estado está mais difícil. Mas estou tentando. Pelo menos já consegui o numero do cartóri, agora é torcer para eles mandarem.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Julie e Terry,
    tb sou enfermeira,estou estudando frances junto com meu marido para imigração, estou organizando e os documentos e como todos também com muitas duvidas.
    Vi que vcs são de Campinas e eu tb sou, podiamos combinar algo para conversar e sanar um pouco a ansiedade.
    Vcs podem passar email para conversarmos melhor?

    Abraço

    ResponderExcluir