Quem somos nós.

Minha foto
Um jovem casal vivendo a experiência de viver em outro país.

domingo, 17 de agosto de 2014

TCF-Q - Test de Connaissance du Français pour le Quebec

Bonjour!!!





Mes amis.. o resultado do TCF-Q chegou antes do que prevíamos! Fizemos a prova no dia 21/07 e os resultados chegaram no dia 11/08 - menos de um mês depois.
E para nossa alegria, ficamos no nível B1! Nem acreditamos! Estamos literalmente de boca aberta até agora!
Não que duvidávamos de nossa capacidade, mas fazemos francês a menos de 1 ano, e já conseguimos alcançar este nivel! Nossa professora ficou muito feliz e nos parabenizou! Claro que ela também fez toda a diferença no nosso aprendizado.

Fiquei de falar um pouco da prova... (derrepente é chover no molhado, pois imagino que vários blogs já comentaram), mas lá vai.

Fizemos duas categorias apenas para treinar: Comunicação Oral e Expressão Oral.

Comunicação oral: foram 30 questões de escuta (com um tremendo sotaque quebecois), e 25 minutos para resposta. As questões eram ouvidas apenas uma vez e tínhamos que compreender e marcar uma das alternativas somente no caderno de respostas.

Expressão Oral: esta segunda etapa da prova foi individual em uma sala com uma pessoa. Ela nos deu a opção de escolher o assunto que queríamos falar dentro dos assuntos que constavam no teste. 
Para cada nível, você tinha a opção de escolher entre 3 assuntos, ao todo você falaria de 6 assuntos. Por exemplo: no nível A1 poderíamos falar da nossa família, do trabalho ou de qual era nosso dia preferido na semana e porque. Dai no nível A2 já eram outros assuntos e tínhamos que escolher 1 deles. E assim por diante até escolher os 6. Depois ela iniciou a gravação que foi enviada ao CIEP.

Uma das questões nós tínhamos que fazer a pergunta e estabelecer o diálogo. As demais ela nos perguntava e nós tínhamos que desenvolver, falar o máximo possível.

Quando saímos do teste pensamos: Bom, não fomos tão bem, mas dá pra tirar pelo menos o nível A2. Qual não foi nossa surpresa quando recebemos o nível B1!

Pretendemos prestar novamente no inicio de 2014, que é quando o maridão volta de Montreal (ele irá passar um mês lá para conhecer e vai aproveitar para estudar também). Desta vez ele irá prestar a prova completa, já que ele é o requerente principal e pra ele a expressão e compreensão escrita contam pontos.

Sobre o processo.. ainda esperando pela primeira cartinha do BIQ. Vimos que em 11/08 foi atingido o número máximo de demandas para esse ano.. espero que a nossa não seja devolvida, já que chegou lá em 22/07. A propósito, alguém sabe se eles contam a partir do recebimento das demandas ou a partir da abertura? No site fala as duas coisas, eles são meio confusos.. ficamos na dúvida se seria: atingimos 6500 demandas recebidas, ou atingimos 6500 demandas abertas?

Bon dimanche a tous!


2 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo resultado no TCF-Q. Realmente o teste não é fácil e alcançar B1 em menos de um ano é uma grande conquista. Então respondendo sua pergunta (ou talvez não) quanto aos 6500 dossiês, realmente as informações no site nem sempre são tão claras. Porém lembro que a Perla respondeu esta pergunta em uma seção virtual. Segundo ela, no dia que o dossiê chega ao BIQ, este recebe um carimbo com a data da entrega e ela "deu a entender" que eles sabem quantos dossiês já chegaram, mesmo antes de dar ao dossiê um número de referência. Portanto o dossiê 6501 seria devolvido imediatamente assim que chegasse. Achei estranho, porque pode ser que antes de efetivamente abrir o dossiê 6500, alguns podem ser devolvidos (por falta de documento, pagamento por exemplo), abrindo assim uma "vaga" para um outro dossiê... o dossiê 6501. Se o dossiê "6501" já foi devolvido quem fica com a vaga? Enfim, estranho tudo isso. Eu "pessoalmente" acho que eles recebem todos e vão abrindo até chegar na marca 6500. Os que sobraram são devolvidos. Mas fora isso é torcer pra que dê certo...continuar estudando o Francês..... e se não der....ano que vem tem mais.

    Torcendo por vocês.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde, tudo bem? Acho muito legal essa troca de experiências das pessoas que estão no processo de imigração. Parabéns pela iniciativa e esforço de montar e escrever em um blog. Vou tentar acompanhar este e outros blogs também, quero buscar o máximo de informações possíveis.
    Gostaria que se pudessem falar um pouco sobre a ida do seu marido à Montreal para estudar francês por um mês. Estou com a mesma idéia e desejo me preparar.
    Valeu!!

    ResponderExcluir